27.2.12

III Parte da Expansão Marítima

Vimos anteriormente que Portugal e Espanha rivalizavam entre si na disputa pelo domínio do Oceano Atlântico e das "novas" terras que estavam além dele. (Continente americano e as ilhas atlânticas).
A descoberta da América em 1492 por Cristóvão Colombo, em nome da Espanha, estimulou a cobiça dos portugueses que protestaram e exigiram a posse parcial das descobertas espanholas.

Para evitar uma guerra entre as duas potências católicas, o Papa Alexandre VI interviu e mediou um acordo entre Portugal e Espanha, para dividirem as descobertas entre si. Daí surgiu o Tratado de Tordesilhas (1494).
Veja na HQ abaixo o que estabelecia tal tratado:


As terras a oeste do Meridiano de Tordesilhas pertenceriam à Espanha, as terras a leste ficariam com Portugal.

 


Em 22 de Abril 1500, os portugueses chegaram ao Brasil, sob o comando do navegador Pedro Álvares Cabral

A assinatura do Tratado provocou reações internacionais, França, Inglaterra e Holanda protestaram e reivindicavam direitos de posse para si.

Os navegadores destes países buscaram rotas alternativas para ter acesso ao comércio com o Oriente e com o "Novo Mundo". 

Em 1602 os holandeses fundaram a Companhia das Índias Orientais e começaram a disputar as rotas marítimas portuguesas.
A pirataria também tornou-se uma prática comum e até os reis de França e Inglaterra associavam-se aos piratas, chamados de corsários, para dividir o lucro de suas expedições marítimas pelos domínios ibéricos.

Assim, holandeses, franceses e ingleses foram ocupando, gradativamente, as três regiões da América, sobretudo o Norte, onde fundaram diversas colônias para também terem acesso às riquezas do continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.