15.4.12

[RESUMO] Jesuítas no Brasil

 Ruínas da época jesuítica em São Miguel das Missões - RS

  • A Companhia de Jesus foi criada na França, em 1534, pelo espanhol Inácio de Loyola

  • A atuação da Companhia de Jesus está relacionada à Contra Reforma da Igreja Católica, a qual pretendia recuperar os fiéis perdidos com a Reforma Protestante.
  • Seus membros eram evangelizadores itinerantes, depois começaram a se fixar em determinados locais para desenvolverem o seu trabalho a longo prazo.
  • Eles construíram muitos colégios na Europa e na América, utilizavam a educação como instrumento de evangelização dos fiéis.
  • A partir de 1549 vários Jesuítas vieram para o Brasil, dentre eles os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, com o objetivo de catequizar as populações nativas, isto é, os índios.
  • Os núcleos jesuítas foram instalados na Bahia, São Vicente e no Rio de Janeiro. Os colégios criados na América Portuguesa ensinavam retórica, humanidades, gramática grega e gramática latina.
  • Os jesuítas também aprenderam a língua Tupi e sistematizaram-na em uma gramática. "Para comunicar-se com os nativos , os missionários inventaram a língua geral, idioma que misturava elementos do português, do espanhol, de línguas africanas e nativas, como o guarani e o tupinambá." (AZEVEDO, G. C, SERIACOPI, R. História em movimento - o mundo moderno e a sociedade contemporânea. São Paulo: Ática, 2010. p. 61). 
  • Para catequizar os índios e convertê-los ao catolicismo, os jesuítas utilizavam a música e o teatro, o que atraía os nativos, sobretudo, as crianças.
 Padre Antônio Vieira convertendo os índios no Brasil - século XVII
  •  As missões/reduções: Eram aldeias fundadas em diversas partes da colônia, onde os jesuítas reuniam os índios para catequizá-los e fazê-los abandonar seus antigos costumes, tais como o politeísmo, a poligamia, a antropofagia, etc.
  • As missões reuniam centenas de índios, lá eles aprendiam, além da doutrina cristã-católica, o artesanato, a agricultura, a criar o gado dentre outras coisas.
  • Muitas missões eram atacadas pelos caçadores de escravos e bandeirantes paulistas, que buscavam por índios para escravizá-los. Os jesuítas se opunham à escravidão dos índios, por isso contrariavam os interesses dos colonos e fazendeiros que necessitavam de mão de obra.
 Aldeia dos tapuias - Rugendas, séc. XIX.
  • A Cia. de Jesus cresceu bastante e seu trabalho teve sucesso nas colônias europeias, na América, África e na Ásia. Em 1759, o primeiro ministro português - Marquês de Pombal, ordenou a expulsão dos jesuítas de todos os territórios portugueses.
Marquês de Pombal: exemplo de déspota esclarecido.
  • Pombal pretendia separar os interesses religiosos dos interesses estatais, e criar um governo laico.
  • O governo português extinguiu as instituições de ensino jesuítas e assumiu o controle da educação na colônia, mas teve problemas para encontrar substitutos para os professores jesuítas. Com essa medida o sistema educacional ficou precário.
  •  Em 1842 os jesuítas puderam retornar ao Brasil, porém não conseguiram retomar o destaque que tiveram no passado. Mas deixaram um importante legado cultural, religioso e educacional nos locais onde atuaram. 
A ordem mantém colégios no Brasil até os dias atuais. Acima, fachada do Colégio Jesuítas em Juiz de Fora (MG). 

9 comentários:

  1. Muito bom me ajudou muito c/ o paper brigada

    ResponderExcluir
  2. Muito bom me ajudou bastante obrigado!

    ResponderExcluir
  3. muito obrigada,pois esse texto me ajudou muito no meu trabalho da escola...

    ResponderExcluir
  4. muito OBRIGADA me ajudou muito no trabalho de historia
    valeu mesmo
    e o que eu acho que tinha que melhorar e que tem que colocar fotos
    mas ta muito bom o seu site so tem esse pequeno detalhe fora isso seu site ta perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As imagens estavam aqui, antes de eu cometer um equívoco no Google Plus e apagá-las. Logo as colocarei no corpo da postagem novamente.
      Valeu!

      Excluir
  5. Muito bom acabei de terminar o meu trabalho

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.