11.2.14

[REVISÃO] História - Estudo Introdutório

História é a ciência que estuda o Homem no tempo. (Marc Bloch)

  • HISTORIADOR é o profissional que pesquisa e escreve sobre os fatos históricos, não apenas narrando o fato, mas analisando-os em seu conjunto, refletindo sobre as implicações econômicas, sociais e políticas dos acontecimentos.


  • O Historiador recebe influências do contexto social no qual está inserido. Além disso, como qualquer outra pessoa, ele possui posicionamentos políticos, prefere um a outro tema de estudo, emprega métodos de pesquisa diferentes que refletem nos resultados de suas pesquisas. Logo, podemos perceber que na História não há verdade absoluta, nem uma neutralidade científica, pois ela é feita por diferentes versões sobre o mesmo fato.
  • O estudo da História é interdisciplinar, ele conta com o apoio de outras ciências, como a Arqueologia, Geografia, Paleontologia, Economia, Sociologia dentre outras. 
  • FONTES HISTÓRICAS: são os principais instrumentos de trabalho do historiador. Elas são vestígios produzidos pelos seres humanos ao longo do tempo, que ajudam o historiador a conhecer e recontar o passado. Existem diferentes tipos de fontes, a saber:
ESCRITAS: Livros, jornais, certidões, testamentos, cartas etc.



ICONOGRÁFICAS: Pinturas, desenhos, fotografias etc.


ORAIS: Depoimentos, entrevistas, histórias contadas.


MATERIAIS: vestígios de construções, instrumentos, fósseis dentre outros.

  • As fontes são produzidas em seus contextos históricos, por isso o Historiador faz uma série de perguntas (quem fez? para que fez?), análises e comparações de dados para conhecer a época em que elas foram produzidas. Sendo assim, o estudo das fontes históricas permite múltiplas abordagens (interdisciplinaridade) e interpretações sobre os fatos.  
AGENTES DA HISTÓRIA: A História do século XIX privilegiava o estudo e o registro da vida dos grandes vultos, tais como os Reis, os Generais e outros personagens ilustres. Atualmente, os estudos históricos também atribuem importância para o papel dos escravos, das mulheres, dos operários, dos camponeses e de outros personagens que antes não tinham espaço nos livros didáticos. 

Multidão nas ruas de São Paulo em protesto popular. Quem são os agentes da História aqui?
Por isso, todos nós somos agentes da História e estamos sempre ajudando a construí-la quando interagimos em sociedade. 

(Leia um trecho do poema abaixo, escrito pelo poeta alemão Bertold Brecht e reflita sobre os agentes da História).

Perguntas de um operário que lê


Quem construiu Tebas, a das sete portas? 

Nos livros vem o nome dos reis, 

Mas foram os reis que transportaram as pedras? 

Babilônia, tantas vezes destruída, 
Quem outras tantas a reconstruiu? 
Em que casas 
Da Lima Dourada moravam seus obreiros? 
No dia em que ficou pronta a Muralha da China para onde 
Foram os seus pedreiros? A grande Roma 
Está cheia de arcos de triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem 
Triunfaram os Césares?
(...)

Chegou a alguma conclusão? Os reis são mais importantes que os transportadores das pedras dos palácios? A História é feita apenas pelos grandes homens ou as pessoas comuns também fazem parte da História? Pense nisso!



Leia mais sobre Estudos introdutórios no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.