2.4.14

Projeto: Guerra de Canudos e Literatura de Cordel

Quando começamos a estudar a Guerra de Canudos e a epopeia da população sertaneja, liderada por Antônio Conselheiro no final do século XIX, com os alunos das turmas do 9º ano, decidimos que iríamos fazer um trabalho com o Cordel, para encerrar o primeiro bimestre.

A Guerra de Canudos alimenta muitas estórias e contos populares no Nordeste, aliás essa região é o berço da Literatura de Cordel no Brasil. Por isso resolvemos conhecer um pouco do Cordel e exercitar a criatividade.

Após conhecermos o contexto histórico da Guerra de Canudos, estudamos as origens e as características básicas da literatura de Cordel no Brasil. Os alunos ficaram bastante interessados no assunto e ainda contaram com um reforço das aulas de Português e o apoio das aulas de Geografia.

O próximo passo foi a produção de um cordel. Cada estudante deveria contar a trajetória de Canudos por meio de versos e rimas (a sextilha) e podiam fazer desenhos para ilustrar seus livretos.
O resultado do trabalho ficou incrível! Os cordéis ficaram bem ilustrados e ricos em conteúdo, conseguindo demonstrar a saga de Canudos e o drama da população sertaneja oprimida pela seca, pelos coronéis locais e pelas tropas do governo.

Os livretos estão expostos em varais, estendidos em um dos corredores da escola. Todos estão de parabéns pelo empenho e criatividade!

A produção dos cordéis facilitou a aprendizagem do assunto, ao mesmo tempo estimulou os alunos a conhecerem um novo gênero literário típico do Nordeste, o qual é bastante comum entre o povo daquela região e também entre os imigrantes nordestinos que vivem nas grandes cidades brasileiras, como no Rio de Janeiro e em São Paulo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.