21.7.14

Conceitos relacionados à Era Vargas


  • Revolução


"Revolução, como categoria de análise, significa todo e qualquer fenômeno que transforma radicalmente as estruturas de uma sociedade..." Revolução. In: SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.p. 363.


A Revolução de 1930, é assim chamada pois contribuiu para modificar profundamente a realidade brasileira, antes dela o país era essencialmente rural, dependente das exportações do café e de outros produtos primários e era dirigido pelas oligarquias, sobretudo mineiras e paulistas. Após o Movimento político de 1930, liderado por Getúlio Vargas, foi implantado no país um novo projeto que, embora conservador do ponto de vista social e econômico, acelerou a urbanização, incentivou a industrialização e fez surgir novas lideranças políticas no Brasil.


  • Populismo

"O presidente teve grande aceitação e apoio popular em função da sua imagem de líder carismático e por garantir alguns direitos à população, como os direitos trabalhistas, mas, ao mesmo tempo, utilizava essas concessões para manipular e controlar a população, por isso, seu governo é considerado populista, por ter esse apoio e controle do povo." (Caderno de atividades pedagógicas. 3º bimestre. 9º ano. SEEDUC-RJ. p. 8).


Vargas usava seu carisma para conseguir o apoio do povo e governar de forma autoritária.


  • Ditadura

"... governo de uma pessoa, ou grupo de pessoas, que se arroga o direito de exercer o poder, monopolizando-o e exercendo-o sem restrições." Ditadura. In: SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005. p. 106.


Um governo ditatorial é aquele que limita os direitos do povo, como a liberdade de expressão e de votar.

"Apesar de existirem diferentes formas de ditadura no mundo contemporâneo, algumas características básicas são compartilhadas por todas: o cerceamento de direitos políticos e individuais, a ampla utilização da força pelo Estado contra sua própria sociedade e o fortalecimento do poder executivo em detrimento dos outros poderes." Ditadura. In: SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005. p. 108.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.