9.8.14

África

Pense na África. Quais imagens vieram à sua mente?


Escravidão, as savanas e os animais selvagens, como as girafas, zebras e leões, a pobreza, as guerras, as doenças e a fome?

Provavelmente, na mente de muitas pessoas são essas as primeiras impressões relacionadas aquele continente.

Não podemos negar que há muito sofrimento e mazelas sociais no continente africano que mantém as nações africanas com baixos níveis no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) , mas também não se pode reduzir a análise da África às desgraças e aos males históricos que afligem aquela terra.

Há muita diversidade cultural, religiosa, política, étnica e linguística nesse continente, mas que nem sempre são mostradas nos livros de História, Geografia ou nos programas de televisão. Então vamos conhecer um pouco mais da África lendo o texto a seguir!

A África é o 3º continente mais extenso do Planeta, com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados.  





Atualmente possui 54 países independentes, os quais têm variados regimes de governos. Alguns estão organizados num regime republicano, outros mantém o regime monárquico.


Ela é habitada por quase 1 bilhão de pessoas. Na maior parte do continente, a população está concentrada no campo, enquanto a minoria está nas cidades. As áreas de floresta e de desertos são pouco povoadas. 



Regiões que possuem solos férteis, como no vale do Rio Nilo e do Rio Níger, além das faixas litorâneas, apresentam maiores concentrações demográficas e grandes cidades.


A geografia do continente é extremamente diversa, conta com regiões onde há desertos até florestas tropicais. 

O deserto do Saara é o maior deserto quente do Mundo, a temperatura atinge mais de 40º C durante o dia  pode atingir 0º C à noite. Ele divide a África em dois blocos. Ao Norte, onde ficam, por exemplo, o Egito, o Marrocos e a Argélia. 

Ao Sul está a África subsaariana ou África Negra, uma região mais isolada, devido às dificuldades de acesso impostas pelo deserto.

Além da diversidade no relevo, vegetação e no clima, a África apresenta uma grande variedade de grupos étnicos, os quais possuem costumes, línguas e religiões distintas.



Existem mais de 1000 línguas conhecidas faladas na África, as quais estão divididas entre quatro grandes famílias: afro-asiáticas, khoisan, nigero-congolesas, nilo-saarianas. (ver mapa abaixo). Os países africanos que foram colonizados pelas nações europeias adotaram oficialmente as línguas de seus colonizadores, caso de Angola onde se fala o português, Camarões, inglês e francês dentre outros.
Ao longo dos anos, os povos africanos foram recebendo influências culturais por meio de rotas comerciais que atravessavam a África e a ligavam à Europa e ao Oriente Médio. Assim que as religiões judaica, católica e islâmica foram penetrando no continente, onde passaram a coexistir com as religiões tradicionais da África. Devido a esse contato histórico com outros povos, há um verdadeiro mosaico de religiões na África!


Como vimos acima, a população do continente é de quase 1 bilhão de habitantes, os quais estão assim divididos do ponto de vista religioso: "316 milhões são muçulmanos, mais da metade deles nos países árabes do norte do continente, 256 milhões são cristãos, dentre os quais 124 milhões são católicos, aproximadamente 200 milhões seguidores das religiões tradicionais africanas, o restante se reparte entre as chamadas “Igrejas Independentes” ou de origem africana..." (CARRERA, F. <http://latinoamericana.org/2003/textos/portugues/Carrera.htm> acesso em 06 ago. 2014).

A economia dos países africanos é uma das menos desenvolvidas no Mundo. Ela se baseia, em grande parte na monocultura (café, cacau, amendoim etc) agrícola destinada à exportação.  
O extrativismo é uma atividade econômica que se destaca, tendo em vista a variedade mineral, animal e vegetal do continente.

A pecuária não é tão relevante, mas é forte nos países do norte do Saara, onde há rebanhos de camelos e dromedários.



A pesca, a caça e a coleta são meios de subsistência para muitas comunidades. 

O subsolo africano é uma fonte de riquezas, com a exploração do ouro, urânio, diamantes, petróleo etc.

A indústria do continente é limitada e sua participação corresponde a 26% da Economia da África. Os países com que possuem maior número de indústrias são o Egito e a África do Sul.

Recentemente, a China tem realizado investimentos na África, financiando obras de infraestrutura e comprando matérias primas dos países africanos. Os E.U.A também preparam novos investimentos no continente, visando reforçar seus laços diplomáticos e econômicos com os países da África.


O presidente dos E.U.A em visita ao Senegal.
A miséria que assola muitos países africanos ocorre devido a má distribuição da renda, a qual acentua os problemas sociais e econômicos no continente. Além disso, os países desenvolvidos (E.U.A, China e as potências europeias) estão mais preocupados em levar vantagens econômicas sobre a África, do que se tornar parceiros dela. Esse descaso diplomático, associado à exploração histórica sofrida pelo continente, aumenta a instabilidade política nos países africanos, o que resulta na eclosão de guerras civis e massacres, e isso em nada contribui para minimizar os problemas e a pobreza de algumas nações africanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.