3.9.14

Civilizações pré-colombianas

Antes da chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492, o continente era habitado por povos com culturas muito distintas entre si. 

Os nativos americanos totalizavam cerca de 100 milhões de habitantes, distribuídos ao longo de todo o continente: América do Norte, Central e do Sul. Os historiadores denominaram essas civilizações de pré-colombianas.

Vamos conhecer, resumidamente, algumas delas.

Índios no Brasil

Em 1500 havia no Brasil, aproximadamente, 5 milhões de índios. Eles se dividiam em quatro grupos linguísticos: Tupi, Jê, Aruaque e Caraíba.

Os povos com os quais os portugueses tiveram maior contato, inicialmente, foram os da família linguística Tupi, como as nações Tupi e Tupinambá, por exemplo, as quais ocupavam a faixa litorânea do território brasileiro.

Embora as tribos indígenas apresentem muitas diferenças culturais, há algumas características comuns entre elas, como a prática da caça, da pesca, da coleta e da agricultura de subsistência de alimentos como o feijão, a abóbora e a mandioca.
Grupo indígena caçando. Rugendas, século XIX.
As tribos eram chefiadas por um líder - o cacique - que tomava as decisões com o apoio de um conselho comunitário. O pajé exercia a liderança religiosa, sendo um místico e também um curandeiro.

A religiosidade era muito importante para a cultura indígena. Eles cultuavam vários deuses (politeísmo). 
Alguns povos, como os Tupinambá, praticavam a antropofagia (canibalismo), devorando um inimigo morto, após ser capturado na guerra.    
Antropofagia. Theodore de Bry (1592).
A terra e os recursos naturais eram bens comuns, pertenciam a todos da aldeia. E cada indivíduo tinha uma atribuição, que eram distribuídas de acordo com o sexo. Mulheres cuidavam das crianças, plantavam e preparavam os alimentos. Os homens faziam a guerra, caçavam e realizavam a coivara (derrubada da mata e queima dos arbustos para limpar o terreno).

Astecas - México 

Habitavam a região do atual México. No século XIV, fundaram a capital de seu império, a cidade de Tenochtitlán, em uma ilha no lago Texcoco.
Vista da capital do Império Asteca.
Os astecas dominaram os povos vizinhos e os obrigavam a pagar tributos. A sociedade asteca era bastante hierarquizada, no topo estava o imperador, abaixo dele os nobres e os sacerdotes, seguidos por artesãos e camponeses e, por fim, os escravos.

A economia asteca era muito diversificada. Desenvolveram técnicas sofisticadas para cultivar alimentos, como as chinampas (ilhas artificiais de madeiras e folhagens cobertas com lama do fundo do lago). Cultivavam milho, tomate, cacau, dentre outros.

Eram hábeis artesãos, confeccionavam tecidos, objetos de ouro e prata.

Utilizavam as sementes de cacau como moeda de troca e faziam uma bebida bastante admirada pelos nobres e pelo imperador, a partir dessa fruta, chamada de chocoatl.


Eles foram grandes engenheiros, construíam grandes cidades, como a sua capital, templos, aquedutos e pirâmides, onde realizavam sacrifícios humanos para apaziguar a ira dos deuses. Sua religião era politeísta.

O império asteca chegou ao fim em 1521, após uma sangrenta luta onde acabaram derrotados pelos espanhóis. 

Incas - América do Sul

No século XIII, os Incas já dominavam um vasto território na América do Sul. Seu território englobava terras dos atuais Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

Uma das cidades de maior importância no Império era Cuzco ("umbido do mundo", na língua quíchua). A partir dela que o imperador - o Sapa Inca, considerado o Deus Sol - administrava o seu império.

A sociedade Inca também era bastante hierarquizada e todos do Império deviam pagar tributos ao governante.

Na economia se destacava a agricultura. Cultivavam o milho, a batata, o algodão, o amendoim e etc. Plantavam em terraços agrícolas, semelhantes a degraus feitos nas montanhas.

Criavam lhamas e alpacas, que os auxiliavam no transporte de mercadorias, além de fornecerem leite, carne e lã.

Construíam cidades grandiosas, templos, estradas e pirâmides onde realizavam sacrifícios humanos. 
Machu Picchu (Cidade inca no Peru).
Os incas cultuavam vários deuses (politeísmo). O sol e a lua eram entidades divinas.
As pessoas falecidas que tinham importância social em vida, eram mumificadas.

Embora não tivessem escrita, os incas eram hábeis com cálculos. Usavam cordões coloridos e nós, o quipu, para registrar a produção de alimentos e a coleta de tributos. 

O Império foi conquistado pelos espanhóis em 1533.

Maias - América Central

Surgiram por volta de 1500 a. C. e ocuparam a região das atuais Guatemala, Honduras e sul do México.

Não tinham um império centralizado, eles se organizavam em cidades-estado, cada uma tinha sua autonomia política e administrativa.
Tikal - ruínas de cidade maia na Guatemala. 
A atividade econômica mais importante era a agricultura, com destaque para o cultivo do milho. 

Cobravam tributos dos artesãos e dos camponeses, os quais também eram obrigados a prestar serviços nas grandes obras.

Construíam templos, observatórios astronômicos e pirâmides e era muito comum a realização de sacrifícios humanos para agradar os seus deuses (politeísmo).

Os maias possuíam um sistema de escrita, feito através de uma combinação de símbolos, e um calendário tendo como referência o movimento da Terra ao redor do Sol e o movimento do planeta Vênus.

Por volta do ano 800, as cidades maias foram sendo abandonadas, devido às guerras com outros povos e à fome. A partir do século XV, os Maias ainda tiveram que enfrentar os espanhóis, e suas cidades acabaram sendo conquistadas ao final do século XVII.   
Contudo, a língua Maia ainda é falada até os dias de hoje por cerca de 7  milhões de pessoas que vivem na América Central.

Conclusão

Os povos indígenas da América, as civilizações pré-colombianas, eram bastante diversificadas sob o ponto de vista cultural, linguístico, religioso, político, social e econômico. 

A partir do século XV, após a chegada dos europeus à América, os povos indígenas foram explorados e submetidos pela ambição dos colonos. Muitos índios perderam seus territórios e acabaram sendo dizimados pelas guerras,  pela escravidão e pelas doenças trazidas pelos europeus.

Avaliação 

1. ENEM, 2022.


2 comentários:

  1. Como os astecas e os incas desenvolveram suas técnicas agrícolas?

    ResponderExcluir
  2. Astecas: Habitavam territórios alagados, nas imediações do lago Texcoco, no atual México. A principal atividade econômica dos astecas era a agricultura, como não havia terras suficientes para o cultivo extensivo de alimentos, recorreram à inventividade de criar ilhas artificiais, feitas de madeira e junco. Cobriam as ilhas com a fértil lama do fundo do lago. (Chinampas)

    Incas: Viviam numa região montanhosa e tinham grande necessidade de aproveitar, racionalmente, os espaços disponíveis para construir suas cidades e cultivar seus alimentos. Os terraços agrícolas, degraus escavados nas encostas das montanhas, foram a solução ideal para esse povo fazer melhor uso do solo, podendo cultivar seu alimento num ambiente onde nem sempre havia áreas planas, nas quais a agricultura exigiria menos esforço e criatividade.

    Espero ter respondido!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.