9.11.14

Análise da prova de História do ENEM 2014

A prova de Ciências Humanas do ENEM 14, aplicada dia 08/11, exigiu dos candidatos bastante atenção e habilidades/competências em leitura e interpretação dos textos.

Algumas das questões não se aprofundavam no contexto histórico, mas o candidato devia ler e interpretar com proficiência para marcar a opção correta. Vejamos um exemplo:
Questão 1 - prova amarela.
Pela leitura do enunciado, fica claro que a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana é para valorizar a identidade do povo afro-brasileiro.
Portanto, nossa resposta é a letra A.

Agora vejamos um outro exemplo de questão, na qual era necessário saber um pouco mais sobre o contexto histórico da época.
Questão 5 - prova amarela.
Nessa questão, que versa sobre a Grécia Antiga, o candidato precisa saber que havia desigualdade social entre os gregos antigos. Nem todos eram cidadãos, portanto não tinham direitos e nem recebiam tratamento igual pelos seus governantes. Por isso, os grupos sociais excluídos na sociedade grega clamavam por mais igualdade e leis mais justas. Cabe lembrar que Sólon (638-558 a.C.), magistrado grego, promulgou um código de leis escritas que aboliu a escravidão por dívida e proibiu os homens de vender filhas e irmãs. Ele é considerado um dos pais da Democracia Ateniense. 
Sendo assim, a opção correta é a letra A - Isonomia - igualdade de tratamento aos cidadãos.

A próxima questão analisada é sobre a relação entre os jesuítas e os povos indígenas na América Colonial, iniciada no século XVI. Vejamos:
Questão 9 - prova amarela.
O conteúdo que essa questão envolve é trabalhado com os estudantes desde o 7º ano do Ensino Fundamental, também é visto no 1º e no 2º ano do Ensino Médio.
Enquanto os colonos pretendiam escravizar os índios para promover a colonização, os jesuítas defendiam a catequização dos nativos. Para facilitar a comunicação com os índios, os missionários estudaram a língua tupi e elaboraram a primeira gramática do idioma indígena, da qual surgiu a língua geral, falada, a partir do século XVII, pela maioria dos membros do sistema colonial brasileiro. Dessa forma, a alternativa a ser marcada é a letra E.

A questão seguinte é sobre a Primeira Guerra Mundial:
Questão 12 - prova amarela.
Ela aborda um dos fatores que culminaram na Primeira Guerra Mundial, envolvendo as grandes potências imperialistas europeias: o acirramento das disputas por territórios entre elas, principalmente nas colônias africanas e asiáticas. Opção certa é a letra B.

A Crise Econômica de 1929 acertou em cheio o Brasil, que era um país dependente da produção e exportação do café.
Questão 18 - prova amarela.

Nesse contexto de crise, o que fez o governo brasileiro é a pergunta da questão 18: além de Getúlio Vargas, presidente a partir de 1930, ter comprado e queimado milhares de sacas de café, o governo iniciou o desenvolvimento de uma política voltada à industrialização. A opção correta é a D.

A questão 20 traz outro tema muito estudado no Ensino Fundamental e no Médio: a Expansão Marítima.
Questão 20 - prova amarela.
O relato histórico apresentado no enunciado da questão fala sobre os medos, os perigos e as incertezas que as viagens marítimas evocavam na alma dos navegadores. Lembram como se chamava o Oceano Atlântico no início do século XV? "MAR TENEBROSO", que assombrava os marinheiros.
Então aquilo que era desconhecido aos europeus lhes causava temor. Por isso assinalamos a letra C.

Agora chegou a vez da Idade Média. A questão número 24 destaca um tema interessante sobre a função da arte medieval na cultura católica, sobretudo dentro dos templos.
Questão 24 - prova amarela.
Considerando que a a maior parte da população medieval era analfabeta, as imagens (pinturas e esculturas) adquiriam um caráter pedagógico, isto é, ajudavam a educar os cristãos e fazê-los aprender os ensinamentos bíblicos a partir da observação da arte. A opção exata é a letra C.

Da Idade Média passamos ao tema da Ditadura Militar no Brasil. A Comissão Nacional da Verdade (CNV), criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012, tem atuado no sentido de averiguar episódios que ferem os direitos humanos.
Questão 28 - prova amarela.
Durante a Ditadura Militar (1964 a 1985), houve várias violações dos direitos humanos, como prisões sem julgamentos, práticas de tortura e até execuções. Recentemente, o Governo brasileiro criou a CNV para investigar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. A resposta, portanto, está clara: letra E.

Questão número 30.
Questão 30 - prova amarela.
Oba, acabamos de trabalhar essa matéria no 8º ano do Ensino Fundamental - a Família Real Portuguesa no Brasil.
Desde 1808, quando D. João aportou por aqui, a antiga colônia começou a respirar ares de liberdade. As mudanças que o príncipe regente provocou no Brasil, como por exemplo a assinatura do decreto que permitiu à colônia comercializar com as nações amigas de Portugal, deram maior liberdade para os brasileiros. Isso enfraqueceu o pacto colonial e contribuiu para o Brasil conquistar sua independência em 1822. Alternativa certa: B.


Questão 35
Questão 35 - prova amarela. 
A questão aborda a importância do uso dos meios de comunicação para os diferentes regimes políticos, seja na França ou no Irã.
Destaca a utilização do rádio para mobilizar o povo e os grupos políticos em prol da ideologia defendida pelo difusor das informações. Opção correta: letra B. 


Esperamos que todos os nossos alunos que fizeram o ENEM tenham se saído bem nas provas e desejamos que os futuros candidatos se empenhem cada vez mais nos estudos de História. Essa disciplina é muito rica, em conhecimento e valores culturais, os quais farão a diferença em suas vidas!


Gabarito extraoficial

1 - A
5 - A
9 - E
12 - B
18 - D
20 - C
24 - C
28 - E
30 - B
35 - B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.