21.6.14

Texto no Tribuna do Povo

Nosso último texto, o qual aborda a importância da Lei de incentivo à Cultura para Leopoldina e seus cidadãos, também está disponível no Portal do Tribuna do Povo.

Clique sobre a imagem para acessá-lo:


20.6.14

A importância da Lei Vitalino Duarte para a cultura municipal

Foi sancionada pelo prefeito de Leopoldina a Lei nº 4.180, em 27 de maio 2014, denominada Vitalino Duarte, a qual poderá fomentar a cultura da cidade.
Mestre Vitalino Duarte. http://casadeleituraleopoldina.blogspot.com.br/2012/07/estante-vitalino-duarte-lendas-e-contos.html

Denominar a Lei de incentivo à Cultura com o nome do Mestre Vitalino (1932-2003) foi uma escolha acertada, tendo em vista que o ilustre personagem dedicou boa parte de sua vida na promoção de eventos, como o Carnaval, o Folclore e festas populares realizadas no município.

Esperamos que a legislação contribua para democratizar o acesso à Cultura e que ela reconheça e incentive as mais variadas manifestações culturais existentes em Leopoldina. Que seus efeitos não fiquem restritos aos nobres salões, mas que atinjam a toda comunidade leopoldinense, inclusive as áreas menos favorecidas do ponto de vista social e econômico. 

É importante lembrar que a Cultura é multifacética, não comporta hierarquias e barreiras socioeconômicas, está em toda parte, na História dos bairros e das comunidades, nas receitas culinárias tradicionais, nos festejos, nas danças típicas, na música, enfim, ela é o resultado da interação das pessoas entre si e com o meio em que vivem ao longo do tempo. 

Portanto, políticas públicas que preveem o investimento em Cultura, como a Lei Vitalino Duarte, ajudam a combater a violência e a exclusão, na medida em que promovem o desenvolvimento social, além de valorizar e reconhecer o trabalho e o esforço daqueles que se dedicam à preservação do maior patrimônio de um povo - sua identidade cultural.  

Leia mais sobre a Lei Vitalino Duarte no site abaixo:

13.6.14

Turismo e Gastronomia: Café mineiro

O semestre letivo terminou no dia 11 de Junho e não poderia ter encerrado de forma melhor.

A turma da área de empregabilidade do Turismo, 1º ano 5, promoveu um delicioso café mineiro, onde todos confraternizaram e degustaram alimentos tradicionais da culinária mineira, como o pão de queijo e o queijo minas.

Parabéns, turma! Vocês foram incríveis!

Até a próxima.







12.6.14

Férias

O Blog vai entrar de férias, mas continuará de olho nos acontecimentos mais importantes relativos à História e à Educação, que são nossos temas prioritários.



Parabenizamos os alunos que se dedicaram aos estudos. Lembrando que todo o empenho e esforço produz bons resultados. Que as vitórias conquistadas agora sirvam de suporte para alcançarmos vôos mais elevados no segundo semestre.

Desejamos a todos os estudantes e professores bom descanso e um até logo!

8.6.14

Convite

A gastronomia é uma aspecto fundamental do Turismo e de todas as suas atividades.

As pessoas viajam, a lazer ou a negócios, e querem comer bem, conhecer os sabores típicos dos lugares visitados.

A culinária mineira, por exemplo, é nacionalmente reconhecida como uma das mais saborosas.

Quando pensamos na cozinha mineira, rapidamente lembramos do pão de queijo, do feijão tropeiro além de outros pratos típicos de Minas Gerais. Esses e outros alimentos tradicionais de nosso estado passam a ser associados à cultura do lugar e tornam-se, portanto, parte de nossa história e de nosso patrimônio imaterial.

O vídeo abaixo demonstra a força da gastronomia mineira, como um fator cultural que tem potencializado as atividades turísticas no estado.


Sabendo disso, os alunos do 1º ano, da turma de Turismo, organizaram um delicioso café mineiro para encerrar, de forma deliciosa, o semestre letivo.


bon appétit!

1.6.14

Hora de estudar!

O SAERJINHO do 2º bimestre será na próxima semana e agora é hora de reforçar os estudos e relembrar todo o conteúdo estudado nesse bimestre.

Então vamos lá, aqui no Blog disponibilizamos toda a matéria para as turmas do 9º ano e do 1º ano, clique sobre os links para estudar os conteúdos trabalhados em sala de aula.

9º ano - Ensino Fundamental

Crise de 1929
http://acropolemg.blogspot.com.br/2014/04/a-crise-de-1929.html

Nazismo e Fascismo
http://acropolemg.blogspot.com.br/2014/04/regimes-fascistas.html

Revolução Russa
http://acropolemg.blogspot.com.br/2014/04/a-revolucao-russa.html

http://acropolemg.blogspot.com.br/2013/06/teste-sobre-revolucao-russa-1917.html

Revolução Chinesa e Cubana
http://acropolemg.blogspot.com.br/2014/06/revolucoes-comparadas-duas-experiencias.html

1º ano - Ensino Médio

Renascimento Cultural



Reforma Protestante

Absolutismo e Mercantilismo



IMPORTANTE

Não se esqueça de estudar também o seu caderno, leia os textos e as atividades que foram trabalhadas na sala de aula! Se fizer isso, sem dúvida, terá sucesso nas avaliações do SAERJINHO!

Bom trabalho para todos.

Revoluções comparadas: duas experiências socialistas no século XX

Nesta postagem iremos abordar, resumidamente, alguns aspectos importantes das Revoluções socialistas na China, localizada no continente asiático, e em Cuba, situada na América. Esses movimentos políticos ocorreram no século XX e alteraram o curso histórico desses países.

Apertem os cintos e boa viagem!

Revolução Chinesa




Em 1911, os nacionalistas chineses derrubaram o imperador e proclamaram a República.

Os nacionalistas pretendiam se livrar da influência europeia e japonesa sobre a China.

Em 1927, o Partido Comunista Chinês (PCC), liderado por Mao Tsé-Tung (1893-1976), confronta os nacionalistas, o que provocou uma guerra civil.

O conflito chegou ao fim em 1949, os comunistas venceram, receberam apoio da U.R.S.S e tomaram o poder. Fundaram a República Popular da China, cujo chefe foi Mao Tsé-Tung.


O líder comunista chinês - Mao Tsé-Tung.

Sob o governo de Mao Tsé-Tung, a China passou por diversas mudanças, tais como:
  • Distribuição de terras para os camponeses (reforma agrária);
  • Nacionalização das empresas estrangerias;
  • Estímulo a industrialização.
Entre 1966 e 1976, Mao promoveu a Revolução Cultural, que consistiu no fortalecimento do culto ao líder chinês e numa tentativa de apagar os vestígios do Capitalismo, com a justificativa de preservar a revolução socialista chinesa. Para isso, escolas foram fechadas e intelectuais que não apoiavam o governo foram perseguidos.    

Os comunistas na China combateram todos que se opuseram ao socialismo, resultando em milhares de prisões e mortes.

Atualmente, embora a China mantenha a ditadura comunista, o país passa por um processo de abertura e modernização de sua economia.


Revolução Cubana




Cuba é uma ilha situada na América Central. Até a segunda metade do século XX sua economia baseava-se na produção de açúcar, de tabaco e no turismo.
Em 1940, o militar Fulgêncio Batista assumiu o poder na ilha, governando de forma autoritária e em prol dos interesses econômicos dos norte-americanos sobre Cuba.

A posse da terra era muito concentrada, poucas famílias possuíam vastas propriedades e as empresas dos E.U.A lucravam com os negócios feitos em Cuba.

Enquanto alguns faturavam, a maior parte da população de Cuba vivia numa situação de miséria e descaso, sem acesso à moradia, educação e saúde.

Em 1953, um grupo de guerrilheiros liderados por Fidel Castro, iniciou uma revolta armada contra o governo de Fulgêncio Batista.

O guerrilheiro Ernesto "Che" Guevara (1928-1967) lutou na Revolução Cubana ao lado dos rebeldes, sendo figura decisiva para a vitória obtida em 1959, na qual o ditador foi derrotado e Fidel tornou-se o chefe do governo. 

Os EUA impuseram um bloqueio à Cuba, para enfraquecer a revolução, mas os cubanos buscaram apoio no Bloco Comunista, sobretudo na URSS. A partir dessa aproximação entre os cubanos e os comunistas, a Revolução em Cuba passou a defender a bandeira do Comunismo.

Dentre as principais medidas tomadas por Fidel Castro, após assumir o poder, destacam-se:
  • Nacionalizou as propriedades de empresas norte-americanas;
  • Promoveu a reforma agrária;
  • Construiu casas populares;
  • Realizou um extenso plano de alfabetização;
  • Fez investimentos na área da saúde pública.
O governo de Fidel só permitia o funcionamento de um partido - o Partido Comunista Cubano (PCC). Os inimigos políticos da Revolução foram reprimidos com violência, muitos deixaram a Ilha e foram viver nos EUA,  enquanto milhares foram para o paredón, onde eram fuzilados.


No início da década de 1960, no período da Guerra Fria, houve forte tensão militar envolvendo os EUA, Cuba e a URSS, quando os norte-americanos descobriram que os soviéticos estavam instalando mísseis em Cuba. Os EUA preparam um plano de invadir Cuba e derrubar Fidel.
A crise quase provocou uma guerra nuclear entre os EUA e URSS, mas em outubro de 1962 as duas potências chegaram um acordo. Esse fato piorou ainda mais a relação entre os governos de Cuba e dos EUA.

Fidel Castro, atualmente com 87 anos, renunciou à presidência em 2008, indicando o seu irmão - Raúl Castro - para o cargo.
Fidel e Raúl.

Sem Fidel no poder, há uma expectativa de que o socialismo fique enfraquecido e que os EUA se reaproximem dos cubanos, num processo de abertura  política e econômica.