23.7.14

O legado da Copa

A última enquete que realizamos aqui no Blog questionou o seguinte: "Você acredita que a Copa do Mundo deixará um legado positivo para o povo brasileiro?"



Ela tinha duas opções de respostas que receberam a seguinte votação:

"Sim, as obras realizadas irão melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos cidadãos". Essa opção não recebeu nenhum voto.

"Não, o dinheiro investido na Copa deveria ter sido destinado a áreas prioritárias, como saúde, educação, segurança e saneamento". 
Já essa ficou com 100% dos votos.

O resultado da enquete demonstra uma certa insatisfação do público e a descrença no discurso de que a Copa deixaria algo positivo para o povo.

A Copa 2014 acabou, a Seleção Brasileira deu vexame na semifinal, sofrendo uma goleada implacável para o bem organizado time da Alemanha.
Futebolisticamente, o Brasil poderá aprender bastante com essa derrota, fazer uma profunda avaliação sobre  a estrutura e o planejamento do Futebol para voltar mais forte no futuro.

Mas não iremos discutir isso aqui, queremos apenas refletir sobre o legado da Copa do Mundo para o Brasil e para o povo brasileiro.

Organizar um megaevento, como uma Copa do Mundo, não é tarefa simples e nada barato. Já sabemos que o país investiu cerca de 25 bilhões de reais (Veja mais sobre os custos da Copa clicando aqui) para atender às exigências da FIFA e receber o Torneio Mundial.

Muito foi prometido pelas autoridades e membros dos comitês da Copa e da FIFA que as milionárias obras executadas para a Copa do Mundo seriam um grande legado para o Brasil, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população.

Em meio a protestos populares e manifestações contrárias aos gastos, o evento ocorreu bem, apresentou pequenas falhas na infraestrutura e na segurança, mas nada que comprometesse o espetáculo como um todo.

Contudo, uma boa parte do que fora prometido não foi entregue, como por exemplo as obras de mobilidade urbana (expansão de vias e das linhas de metrô), o que só deve acontecer bem depois do fim do Mundial. 
Obras no aeroporto em Belo Horizonte (MG).
Apesar dos atrasos, o Brasil mostrou ao Mundo que pode organizar um megaevento, mas ao longo desse processo apresentou algumas fraquezas com as quais já estamos familiarizados: falta de planejamento, mau uso de recursos públicos e denúncias de corrupção estão entre as principais delas.

Enfim, a Copa causou uma boa impressão na mídia internacional. O Brasil deverá explorar esta super exposição para atrair mais turistas e ter um incremento em sua economia.
As cidades-sedes foram as que sofreram impacto direto do efeito Copa. Elas passaram por uma modernização, bastante conservadora é verdade, tendo em vista que em alguns casos foram executadas desapropriações para substituir os cinturões de pobreza como forma de maquiar os espaços urbanos. 
Manifesto contra desapropriações em Fortaleza (CE).


A Copa custou muito caro, o povo não a queria e nem foi convidado para participar dela,. Sendo assim, espera-se que a conta não recaía sobre o seu bolso com o aumento dos impostos e da inflação.
A festa não foi democrática, por que o custo dela tem que ser?

21.7.14

Conceitos relacionados à Era Vargas


  • Revolução


"Revolução, como categoria de análise, significa todo e qualquer fenômeno que transforma radicalmente as estruturas de uma sociedade..." Revolução. In: SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.p. 363.


A Revolução de 1930, é assim chamada pois contribuiu para modificar profundamente a realidade brasileira, antes dela o país era essencialmente rural, dependente das exportações do café e de outros produtos primários e era dirigido pelas oligarquias, sobretudo mineiras e paulistas. Após o Movimento político de 1930, liderado por Getúlio Vargas, foi implantado no país um novo projeto que, embora conservador do ponto de vista social e econômico, acelerou a urbanização, incentivou a industrialização e fez surgir novas lideranças políticas no Brasil.


  • Populismo

"O presidente teve grande aceitação e apoio popular em função da sua imagem de líder carismático e por garantir alguns direitos à população, como os direitos trabalhistas, mas, ao mesmo tempo, utilizava essas concessões para manipular e controlar a população, por isso, seu governo é considerado populista, por ter esse apoio e controle do povo." (Caderno de atividades pedagógicas. 3º bimestre. 9º ano. SEEDUC-RJ. p. 8).


Vargas usava seu carisma para conseguir o apoio do povo e governar de forma autoritária.


  • Ditadura

"... governo de uma pessoa, ou grupo de pessoas, que se arroga o direito de exercer o poder, monopolizando-o e exercendo-o sem restrições." Ditadura. In: SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005. p. 106.


Um governo ditatorial é aquele que limita os direitos do povo, como a liberdade de expressão e de votar.

"Apesar de existirem diferentes formas de ditadura no mundo contemporâneo, algumas características básicas são compartilhadas por todas: o cerceamento de direitos políticos e individuais, a ampla utilização da força pelo Estado contra sua própria sociedade e o fortalecimento do poder executivo em detrimento dos outros poderes." Ditadura. In: SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005. p. 108.

14.7.14

[RESUMO] Era Vargas

  • Durante a República Velha (1889-1930), a política do café com leite representava os interesses das oligarquias, isto é os grandes produtores rurais, principalmente de São Paulo e de Minas Gerais.
  • Grupos políticos e parte do exército insatisfeitos com a situação política, econômica e social do Brasil se uniram para enfrentar o Governo. Esse movimento desencadeou a Revolução de 1930, um movimento militar, que tinha por objetivo impedir a posse de Júlio Prestes na presidência e derrubar o governo de Washington Luís.
Líderes da Revolução de 1930. Ao cento, Getúlio Vargas.
  • Após o sucesso da Revolução, o poder foi entregue a Getúlio Vargas, o qual governou o país entre 1930 a 1945 e realizou profundas mudanças na estrutura social, política e econômica brasileira. 
Vargas chuta as antigas Oligarquias do Poder.
  • A Era Vargas é dividida em três momentos, os quais serão analisados a seguir:
  • Governo Provisório (1930 a 1934)
  • Vargas nomeou interventores de sua confiança para governar os estados.
  • Fechou o Congresso, as casas legislativas estaduais e municipais e suspendeu a Constituição de 1891.
  • Criou o Ministério do Trabalho e concedeu alguns direitos aos trabalhadores, tais como a jornada de oito horas de trabalho e aposentadoria.
  • Exerceu controle sobre os sindicatos, limitando a luta dos trabalhadores por melhorias.
  • Concedeu incentivo para os empresários e facilitou o acesso ao crédito.
  • Enfrentou a Revolução Constitucionalista em 1932 liderada pelos paulistas, a qual exigia a elaboração de uma nova constituição para o Brasil e questionava o autoritarismo do governo Vargas.
  • Promulgou a Constituição de 1934, a qual regulamentou direitos trabalhistas, como o salário mínimo, preservou o federalismo, determinou a nacionalização de riquezas minerais, autonomia para os sindicatos e assegurou o direito de voto para maiores de 21 anos, inclusive mulheres.
  • Governo Constitucional (1934 a 1937)
  • Esse período a política brasileira foi marcada pela radicalização ideológica. Os regimes totalitários da Europa influenciavam partidos políticos no Brasil.
  • Ação Integralista Brasileira (AIB), era liderada por Plínio Salgado, tinha forte tendência fascista.
Plínio Salgado se inspirava nas ideias fascistas.
  • Aliança Nacional Libertadora (ANL) era influenciada pelos ideais comunistas, seu líder foi Luís Carlos Prestes.
Luís Carlos Prestes defendia reformas políticas e sociais nos moldes socialistas.

  • Esses dois grupos políticos eram rivais e se enfrentavam constantemente. Vargas aproveitou a situação para aprovar a Lei de Segurança Nacional, em 1935, considerando as greves e os protestos crimes contra a ordem. Nesse mesmo ano, a ANL foi colocada na ilegalidade. (Saiba mais sobre a atuação da ANL clicando aqui).
  • Estado Novo (1937 a 1945)
  • Plano Cohen: trata-se de uma denúncia fraudulenta divulgada em 1937 sobre um golpe que estava sendo planejado pela ANL para tomar o poder. 
  • Vargas anulou a Constituição de 1934, fechou o Congresso, suspendeu as liberdades civis e políticas e outorgou a Constituição de 1937 inspirada no Fascismo Italiano. Começava o Estado Novo.
  • A nova constituição tinha um caráter autoritário, os partidos políticos foram extintos, os governos estaduais perderam sua autonomia, os sindicatos passaram a ser controlados pelo governo e foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que censurava jornais e todas manifestações artísticas e literárias que fossem ofensivas ao Governo.
Vargas anunciando a implantação do Estado Novo (1937).
  • O DIP usava o rádio, a música popular e a educação para divulgar os ideais do governo, exaltar o trabalho e buscava transmitir a ideia de Getúlio Vargas como o "pai dos pobres". 
  • Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): Vargas regulamentou diversas medidas favoráveis aos trabalhadores, tais como a Carteira de Trabalho, salário mínimo, férias anuais dentre outras. Os direitos trabalhistas tornaram Getúlio Vargas muito popular, ele utilizava seu carisma e sua liderança para controlar o povo e manter o seu governo autoritário e populista.
Trabalhadores homenageiam o Presidente Vargas no dia 01 de maio de 1941.
  • Na economia, Vargas investiu na industrialização do país, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Companhia Vale do Rio Doce e a Hidrelétrica do São Francisco. Vargas recebeu ajuda financeira dos E.U.A, depois que ele declarou guerra em 1941 aos países do eixo (Alemanha, Itália e Japão).

  • 1943: O Brasil enviou a Força Expedicionária Brasileira (FEB), com 25 mil homens, para lutar contra os nazifascistas na Europa.
  • O fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 evidenciou uma contradição no Governo Vargas, embora ele tivesse lutado contra os regimes totalitários na Europa mantinha no Brasil um governo ditatorial.
  • O presidente começou a abrir o regime, marcando eleições, legalizando a formação de partidos e extinguindo o DIP.
  • Em outubro de 1945, após muitos questionamentos ao autoritarismo de Vargas, o presidente foi deposto pelos militares em nome da redemocratização do país. O Estado Novo tinha chegado ao fim.
 DE OLHO NO ENEM - 2017. QUESTÃO SOBRE O ESTADO NOVO E O DIP.