6.2.15

Cultura e Mídia

No Ensino Médio Inovador, da SEEDUC-RJ, o 2º ano terá a disciplina Cultura e uso da mídia.

O título da nova disciplina une dois conceitos bastante complexos - Cultura e Mídia. Ambos comportam múltiplas definições e, associados, podem resultar numa combinação bastante interessante e produtiva, sob o ponto de vista pedagógico.

Então iremos definir os conceitos individualmente, para facilitar o estudo e a apreensão da essência de cada um deles. Depois tentaremos conectar os dois termos e perceber de que forma um se relaciona e influencia o outro.

Cultura

A palavra Cultura vem do latim colere e significa cultivar. Esse cultivo servia tanto para o trabalho agrícola quanto para a transmissão de conhecimento e valores para as próximas gerações.

No Século XIX, Edward Taylor, definiu cultura de forma mais abrangente:

"...cultura abrange todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, em outras palavras, cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até a ideias e crenças. Cultura é todo complexo de conhecimento e toda habilidade humana empregada socialmente”. 
(CULTURA. In: SILVA, K. V; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005. p. 85).




O estudioso brasileiro Alfredo Bosi também definiu Cultura. Para ele "...cultura é o conjunto de práticas, de técnicas, de símbolos e de valores que devem ser transmitidos às novas gerações para garantir a convivência social. Mas para haver cultura é preciso antes que exista também uma consciência coletiva que, a partir da vida cotidiana, elabore os planos para o futuro da comunidade". ( Op. Cit. p. 86).

Note que, na definição de Bosi, a Cultura está diretamente relacionada à sobrevivência da comunidade. A cultura estabelece regras que permitem as pessoas viverem em sociedade. Essas regras são transmitidas através da linguagem e do comportamento. Nesse sentido, a educação possui um papel privilegiado, pois é ela que, junto com a família, transmite o conhecimento e a cultura de uma geração para a seguinte.

Cada grupo ou povo possui sua própria cultura e quando culturas distintas se confrontam pode haver um choque cultural. Além disso, uma Cultura não é algo estático. Culturas são dinâmicas, estão sempre sofrendo alterações e podem aprender novos costumes, crenças e valores quando estão em contato com outras diferentes.   


Ingleses se encontram com índios nativos da costa leste norte-americana, no início do século XVII. A cena histórica foi representada pelo filme O Novo Mundo (2005) e é um exemplo de choque cultural.


Mídia

“Em comunicação, mídia são os canais ou ferramentas usadas para armazenamento e transmissão de informação ou dados. Mídia muitas vezes é usada como sinônimo de meios de comunicação de massa ou agências de notícias, mas pode se referir a um único meio utilizado para comunicar os dados para qualquer finalidade.
A mídia afeta o que as pessoas pensam sobre si mesmas e como elas percebem as outras pessoas. O que pensamos sobre nossa auto-imagem e que imaginamos que os outros deveriam ser vem através da mídia”. (http://www.evef.com.br/midia.php acesso em 06 fev. 2015).





Podemos entender a Mídia como os instrumentos e ferramentas que servem para armazenar ou veicular informações, através de diversos meios que nossa Cultura material criou. As tecnologias, por exemplo, são resultado da Cultura humana e do desenvolvimento de técnicas, ao longo do tempo. Assim, possuímos o rádio, os televisores, a internet e os celulares como veículos midiáticos.


No vídeo acima, publicitários tentam definir o que é mídia.


Cultura x Mídia

A mídia está em todo lugar, pois a informação pode ser apreendida a todo instante em nosso dia a dia. Pensemos em um exemplo do quanto a mídia está presente em nossa rotina: quando saímos de casa para ir à padaria, começamos a receber um bombardeio de uma série de informações, as quais podem moldar ou modificar nossos comportamentos e a nossa Cultura.


Imagine que do trajeto de sua casa até a padaria você se depare com um panfleto afixado num poste anunciando a chegada do circo na cidade. Você continua seu percurso e vê, na lateral de um prédio, um grande outdoor, destacando a promoção de veículos da FORD, devido à redução do IPI pelo Governo Federal. Antes de chegar à padaria é preciso passar pela Igreja, em cujo portão está colado um aviso de que neste dia não haverá celebração. Você chega até o seu destino e compra os seus pães, digamos que compre 3 e pague o valor costumeiro de R$ 3,00.




Você pega sua compra e retorna, mas no caminho de volta percebe que do outro lado da rua há um cavalete na calçada com um cartaz colado dizendo: "Pão a R$ 0,50!"




Você reflete um pouco e pensa consigo mesmo:

- Amanhã virei comprar pão nesta padaria, pois irei pagar mais barato!

Com a situação exposta acima, queremos apenas demonstrar o quanto a Mídia faz parte de nosso cotidiano e também que ela é importante para a Cultura, na medida em que pode valorizar ou alterar hábitos com os quais estamos acostumados.

Pela mídia, nós temos acessos a uma infinidade de informações, sobre os aspectos mais diversificados de nossa vida, seja econômico, social, religioso etc.

A mídia também é um instrumento de poder, que exerce forte influência sobre a sociedade e a opinião pública. Ela pode ser usada em favor do consumo, para fins políticos, determinar padrões estéticos, dentre outros. 




Por isso, temos que tomar o cuidado de refletir sobre as informações que nos cercam, considerar quem a veicula e com quais intenções. Caso contrário, correremos o risco de ser manipulados, perder nossa identidade cultural e deixar que "outros" ditem as regras de como devemos pensar e agir.     


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