17.8.15

As expansões marítimas nos séculos XV e XVI, por Nívea de Azevedo

As nações pioneiras nas expansões marítimas foram às europeias (Portugal e Espanha) que estavam em busca de riquezas para seus reinos. O primeiro país a se aventurar no mar, no século XV, foi Portugal, que começou sua expansão em direção ao sul do continente africano. Seu primeiro passo foi atravessar o mar Mediterrâneo e conquistar a cidade de Ceuta. Após isso, foram navegando pela costa da África construindo feitorias; seu objetivo era chegar à Índia, país das valiosas especiarias orientais. Mas um problema foi encontrado no meio do caminho. Ao sul da África havia grande um obstáculo, o perigoso Cabo das Tormentas, onde era quase impossível de se passar, pois neste local  o mar é muito agitado, o que fazia os barcos que tentavam atravessá-lo naufragar. Após algum tempo, um homem conseguiu atravessar o destemido trajeto. Este foi Bartolomeu Dias, o qual conseguiu dar continuidade à expansão portuguesa, mas foi Vasco da Gama quem conseguiu chegar ao destino almejado, as Índias (Calicute).

Bartolomeu Dias com um astrolábio. Roger Viollet Collection/Getty Images
A Espanha também queria enriquecer e dominar terras que tivessem bens preciosos. Assim, começou a planejar sua expansão, porém navegar pelo sul seria impossível e ao norte não se faria bom proveito. Então, Cristóvão Colombo entregou um plano para coroa espanhola, defendendo a ideia da esfericidade da Terra. Ele pediu aos reis espanhóis alguns navios para começar sua navegação rumo ao leste, acreditando que chegaria ao oriente. A coroa e seus apoiadores lhe entregaram três caravelas. Sua viagem pelo Atlântico iniciou-se no começo de agosto de 1492 e no dia 12 de outubro de 1492 Colombo avistou terra.

O navegador italiano, Cristovao Colombo.
Desembarcando na ilha que ele denominou San Salvador, chamou os habitantes daquela terra de índios, pois acreditara ter chegado nas Índias; mal sabia que havia "descoberto" a América. A busca de metais preciosos não teve sucesso. Após essa decepção, Colombo se deu conta de que não tinha chegado a seu desejado destino e sim em outras terras, posteriormente explorada por Américo Vespúcio.  O novo continente foi batizando de “América”, em homenagem aos seus feitos.

Após a descoberta espanhola, Portugal reivindicou parte das novas terras. Para evitar uma guerra, em 1494, foi assinado o Tratado de Tordesilhas, cujo meridiano dividia as novas terras entre as duas nações ibéricas. Após seis anos, Pedro Alvares Cabral comandava uma frota que ia em direção à Índia, mas, no meio do caminho, seu trajeto foi desviado e no dia 22 de abril de 1500 ele chegou ao Brasil.

Desembarque de Cabral em Porto Seguro em 1500. Pintura de Oscar Pereira da Silva (1922).

Outras nações como a Inglaterra, França e Holanda fizeram sua expansão marítima no século XVI. Elas contestavam o Tratado de Tordesilhas e estabeleceram feitorias no Oriente e nas Américas. Essas nações utilizaram corsários e piratas para atacar navios de outras nações e se apoderar de suas cargas.



Nívea de Azevedo Salgado, 15 anos. 
Aluna da turma 1003 – 1ª série PROEMI
CIEP 280


Parabéns, Nívea. Excelente texto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.