29.1.16

Economia: liberar geral ou manter regulada pelo Estado?

Um dos pilares do liberalismo econômico é a lei da oferta e da procura. Segundo essa ideia, surgida no século XVIII com o teórico escocês Adam Smith (1723-1790), o mercado seria controlado por uma mão invisível, sem a necessidade de interferência do governo. 


Adam Smith foi um dos defensores do liberalismo: economia funcionando sem interferência estatal.

Para ilustrar, imagine uma relação de consumo, com uma loja tendo vários produtos em estoque e pouca procura por eles. Nesse caso, a tendência natural do preço é cair. Se ocorresse o contrário, os preços subiriam. O que faz os preços aumentarem ou caírem é a "mão invisível" do mercado.

Mas será que a "mão invisível" é justa em momentos de crise? Por exemplo, no Brasil, em algumas cidades cortadas pelo rio Doce, aquele que virou lama por conta do rompimento de uma barragem, o preço da água mineral teve aumento superior a 100% !!!




Outro exemplo atual de abuso do mercado é o caso da venda de repelentes para mosquitos, cujos preços dispararam nas farmácias por conta do aumento da procura em virtude da epidemia de dengue e zika vírus.




As duas situações mencionadas nas manchetes demonstram a atuação da "mão invisível" sobre o mercado. Os produtos tiveram seus preços aumentados devido a lei da oferta e da procura. Mas como fica a população mais pobre? Passa sede? Continua sendo atacada pelo mosquito?
Aí entra o governo que, por meio da interferência estatal na economia,  adota medidas para tentar deixar a situação mais justa e socialmente equilibrada, criando leis e órgãos que tentam impedir os abusos do mercado. Como se pode perceber pelo teor das manchetes de jornais, o mercado está vencendo, sinal que o governo e os órgãos competentes, como o Ministério Público e o PROCON, precisam agir com mais eficácia no sentido de garantir que o mercado não engula os consumidores.

Então, o blog Acrópole - História & Educação quer saber sua opinião: Você é a favor da desregulamentação do mercado, isto é, deixar que a lei da oferta e procura conduza os rumos da Economia, ou você é a favor da intervenção do Estado no setor econômico, atuando como regulador/mediador da produção e do consumo?

Participe, opine e vote na enquete ao lado!