24.2.16

Spam: socorro!

Você sabe o que significa spam?



"...é o termo usado para se referir às mensagens eletrônicas que são enviadas para você sem o seu consentimento — e que, geralmente, são despachadas para um grande número de pessoas.

Esse tipo de “email indesejável” contém, em sua grande maioria, propagandas. Neste caso, o spam também recebe o nome de UCE (Unsolicited Commercial Email ou Mensagem Comercial Não-Solicitada). No entanto, em outras ocorrências, essas mensagens contêm conteúdos mais agressivos (como vírus) e ainda conseguem obter suas informações pessoais — como dados bancários, por exemplo" (http://www.tecmundo.com.br/spam/223-o-que-e-spam-.htm).



    Como essas mensagens chegam até mim?
    As mensagens indesejadas são enviadas por spammers, que rastreiam endereços de e-mail na web e, em seguida, começam a despachar e-mails para um grande número de pessoas, sem a permissão delas.

    A seguir daremos dicas para você reconhecer e se prevenir dos spams.

    Se liga, não seja mais vítima de spam.
    Como saber se um e-mail é spam?
    1. Ele apresenta cabeçalho suspeito: o cabeçalho do e-mail vem incompleto, por exemplo, os campos de remetente e/ou destinatário aparecem vazios ou com apelidos e nomes genéricos, como “amigo@” e “suporte@”.
    2. No campo “Assunto” (Subject) traz palavras com grafia errada ou suspeita: a maioria dos filtros antispam utiliza o conteúdo deste campo para barrar e-mails com assuntos considerados suspeitos. Porém, os spammers adaptam-se e tentam enganar os filtros colocando neste campo conteúdos enganosos, como “vi@gra”' (em vez de “viagra”).
    3. No campo "Assunto" usa textos chamativos ou vagos: na tentativa de confundir os filtros antispam e de atrair a atenção dos usuários, os spammers costumam colocar textos atraentes ou vagos demais, como “Sua senha perdeu a validade”, “Informação solicitada” e “Parabéns”.

    Cuidados que você deve tomar para minimizar o recebimento de spams:

    1. Tome cuidado ao fornecer seu endereço de e-mail. Existem situações onde não há motivo para que o seu e-mail seja fornecido. Ao preencher um cadastro, por exemplo, pense se é realmente necessário fornecer o seu e-mail e se você deseja receber mensagens deste local;
    2. Fique alerta a opções pré-selecionadas. Em alguns formulários ou cadastros preenchidos na Internet, existe a pergunta se você quer receber e-mails com promoções e lançamentos de produtos, cuja resposta já vem sinalizada como afirmativa. Deixe ela desmarcada, caso não deseje receber essas mensagens;
    3. Não siga links recebidos em spams e não responda esse tipo de mensagens (se responder você confirmará que seu e-mail é válido e receberá mais spams);
    4. Desabilite a abertura de imagens em e-mails HTML (o fato de uma imagem ser acessada pode servir para confirmar que a mensagem foi lida);
    5. Crie contas de e-mail secundárias e forneça-as em locais onde as chances de receber spam são grandes, como ao preencher cadastros em lojas e em listas de discussão;
    6. Utilize as opções de privacidade das redes sociais (algumas redes permitem omitir o seu endereço de e-mail ou limitar as pessoas que terão acesso a ele);
    7. Respeite o endereço de e-mail de outras pessoas. Use a opção de “Bcc:” ao enviar e-mail para muitas pessoas. Ao encaminhar mensagens, apague a lista dos antigos destinatários, pois mensagens reencaminhadas podem servir como fonte de coleta para spam.

    19.2.16

    Desafio de Cultura e uso de mídias: agora é guerra

    Prezados alunos e alunas das turmas do 2º ano e do 3º ano do Ensino Médio do CIEP 280, neste post disponibilizaremos as regras do Desafio de Cultura e uso de mídias.
    Leia-o com muita atenção, pois há datas, prazos e padrões a serem seguidos pelos participantes e interessados em receber a premiação.

    O presente Desafio é uma ideia da disciplina do PROEMI - Cultura e uso de mídias, destinado aos alunos das turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio do CIEP 280.




    A ideia é de incentivar o protagonismo dos estudantes que, por meio das redes sociais, podem ajudar a conscientizar a sociedade carmense a se prevenir do mosquito da dengue e seus criadouros, visando contribuir com o esforço nacional de combate ao Aedes Aegypti.




    Assim, solicitamos aos estudantes a seguinte tarefa: o aluno ou a aluna deverá criar uma frase sobre a conscientização contra dengue, com muita criatividade.

    Atenção: a frase precisa ser original, portanto o (a) aluno (a) será responsável pela criação. Caso seja detectada alguma tentativa de plágio, o autor será desclassificado do Desafio.

    Depois deverá publicar sua frase no seu "status" do Facebook, com as seguintes hashtags:

    #agoraéguerra
    #denguenão
    #ciep280
    #culturaemídia

    Vencerá o Desafio o (a) aluno (a) que, entre os dias 19 a 26 de fevereiro, receber o maior número de curtidas em sua publicação.

    Comissão de avaliação

    O grupo responsável pela conferência e avaliação das frases e do número de curtidas que elas receberam será formado por:

    Professor da disciplina Cultura e uso de mídias;
    1 aluno da turma 2001;
    1 aluno da turma 2002;
    1 aluno da turma 3001;
    1 aluno da turma 3002;
    1 aluno da turma 3003.


    Premiação

    As três publicações com o maior número de curtidas receberão um certificado de reconhecimento e a seguinte premiação:

    1º lugar: uma caixa de bombom
    2º lugar: uma barra de chocolate
    3º lugar: uma caixa de Bis

    Além disso, as três frases premiadas ficarão expostas no CIEP 280, em painéis criados pelo artista local e funcionário da escola - Luciano Huguenin.

    Dúvidas?

    Basta procurar o professor e se informar. Boa sorte para todos!

    14.2.16

    Jogo das palavras cruzadas sobre o Iluminismo

    Quem disse que não é possível conciliar aprendizagem com diversão?

    Tente resolver as palavras cruzadas e conheça alguns dos princípios históricos e filosóficos do Iluminismo no século XVIII! Bons estudos, ou seria boa diversão?!

    4.2.16

    O iluminismo - século XVIII

    Na Europa, o século XVIII ficou conhecido na historiografia como o "século das luzes". Isso ocorreu devido a um grupo de filósofos que começou a refletir sobre a sociedade e a política de sua época, marcada pelo regime absolutista e pela desigualdade social. Esse movimento filosófico ficou conhecido como Iluminismo ou Ilustração.

    As críticas dos filósofos iluministas eram direcionadas, principalmente, para a estrutura social e política da Europa Moderna, que foi denominada de "Antigo Regime".
    Suas características básicas são:

    • Monarquia absolutista: o rei governava com amplos poderes de decisão;
    • Mercantilismo: permitia ao rei intervir na economia e impedir o livre mercado;
    • Sociedade estamental: estabelecia uma hierarquia social, favorecendo o clero e a nobreza em detrimento do povo (burgueses, camponeses etc);
    • Intolerância religiosa: cultura que não admite a diversidade religiosa.   


    Os filósofos iluministas defendiam, em linhas gerais, maior liberdade política e econômica, fim do fanatismo religioso e, alguns deles, como Rousseau, maior igualdade social.
    Um aspecto comum ao Iluminismo era a razão, capacidade que permite ao ser humano compreender e julgar a realidade que o cerca. 

    Na França o Iluminismo conheceu o seu apogeu. Os pensadores se reuniam, debatiam Filosofia, Ciências, Política e vários outros assuntos.

    Salão da madame Geoffrin. 1812.


    A obra de alguns dos principais expoentes da Ilustração foram reunidas em um livro, chamado de Enciclopédia, publicado entre 1751 e 1772, com a finalidade de reunir todo o conhecimento derivado da razão. 

    Capa da 1ª edição da Enciclopédia, publicada na França, em 1751.


    O conjunto de ideias defendidas por esses pensadores ficou conhecido como liberalismo ou pensamento liberal. O liberalismo apregoa maior liberdade individual, menos interferência do governante na economia, divisão do poder, tolerância religiosa, igualdade jurídica e liberdade de expressão.


    A respeito da divisão do poder político, destacamos o barão de Montesquieu, filósofo que escreveu o livro intitulado O espírito das leis

    O barão de Montesquieu (1689-1755).


    Ele sugeria que o poder político fosse divido em três esferas, observe:

    O sistema político de Montesquieu contrariava o absolutismo monárquico, que tinha um rei o qual concentrava todos os poderes em si. A ideia do estudioso francês era dividir o poder para evitar os abusos, como as perseguições políticas e outros atentados à liberdade individual. 

    O Iluminismo influenciará as grandes transformações políticas e sociais que ocorreram no século XVIII abalando as bases do Antigo Regime na Europa e do colonialismo na América, como, por exemplo, a Independência dos EUA (1776), a Revolução Francesa (1789) e a Inconfidência Mineira (1789).

    3.2.16

    As mídias e as práticas culturais no carnaval!

    O que será que as novas mídias têm a ver com o carnaval, uma das principais festas populares do Brasil?

    Grande parte das pessoas aguardam ansiosamente por essa data, mesmo aquelas que não são frequentadoras assíduas da festa acabam se contagiando pelo clima de carnaval e decidem cair na folia. 

    Assim, elas entram em contato com amigos e familiares, se arrumam e, antes de sair de casa, deixam um recadinho no Facebook (veja a imagem abaixo).




    Aquele recadinho recebe dezenas de visualizações e possibilita a interação do usuário com seus contatos, que também utilizam a rede social.

    O usuário que fez a postagem nem se dá conta de que, ao postar, usou o recurso do hashtag, criado pelo Twitter em 2009, o qual agrupa conteúdos e temas mais populares entre os internautas.

    A hashtag mais utilizada, certamente a do #carnaval será, por sua vez, compõe o Trending Topic, um recurso também desenvolvido pelo Twitter em 2010. O Trending Topic forma um ranking com as hashtags mais comentadas pelos internautas em suas redes sociais.

    Bem, imagine que a pessoa que publicou aquele post chega à festa, se encontra com seus amigos, passeia pela Sapucaí e se depara com a Viviane Araújo... 
    Imediatamente, um dos amigos saca seu Smartphone do bolso (pedir autógrafo tá fora de moda), que é um aparelho híbrido, mesclando as funções de um celular com os recursos de um computador, e se prepara para tirar uma foto.



    Todos se reúnem e, felizes, registram aquela selfie, um autorretrato que será postado pelo wi-fi do celular no Instagram, uma rede social que permite o compartilhamento de fotos.

    Passada a euforia do encontro com a celebridade, os amigos decidem assistir ao desfile das escolas de samba e ficam encantados com o samba enredo da Portela, que diz o seguinte:



    "Portela segue os passos da evolução... liberdade! 


    Num clique deleta barreiras 



    Deleta fronteiras da realidade 


    Desperta o bem social 

    Acessa o amor digital 

    Faz da criança um cidadão 

    Positivo pra nação 

    Na rede nossas vidas vão se transformar" 



    A melodia exalta as mídias e a tecnologia, vislumbrando nesses recursos uma possibilidade de mudanças positivas para a sociedade.

    Em meio a essa aventura carnavalesca, quase não notamos que nosso vocabulário e nossa língua foram invadidas por uma enxurrada de expressões de origem inglesa, importadas, sobretudo dos E. U. A, que exportam para o Brasil muito mais do que tecnologia.

    Concluindo, perceba que, mesmo no carnaval, tradicional festa popular da cultura brasileira, as mídias e as novas tecnologias da informação estão presentes na vida das pessoas e influenciam sua cultura e seu jeito de se relacionar com os que estão a sua volta.