Filmes

Nesse espaço destacaremos alguns filmes que podem ser trabalhados nas aulas de História. Cada um deles será acompanhado de uma Ficha, contendo os dados e as informações históricas que precisam ser observadas e discutidas após sua exibição em classe.

Filme: Jadotville
Ano: 2016
Origem:
Gênero:
Sinopse: 

Baseado nos eventos do Cerco de Jadotville, um batalhão de soldados irlandeses em missão de paz na África é cercado por mercenários e abandonado por seus superiores.


Filme: O incrível exército de Brancaleone
Ano: 1966
Origem: Europa
Gênero: Comédia
Sinopse:
Na Itália medieval, um grupo de maltrapilhos rouba de um cavaleiro o título de um castelo, situado no feudo de Aurocastro. Mas para se apossarem do feudo, eles necessitam de um cavaleiro, e acabam por encontrar Brancaleone da Nórcia!
Brancaleone é pobre e atrapalhado, mas bem-intencionado. Em sua jornada para tomar posse do feudo de Aurocastro, objetivo do qual (tal como Dom Quixote) é desviado em diversas oportunidades, muitas aventuras bizarras e surpresas acontecem, sempre acompanhado de sua fiel "Armata" - o bando de maltrapilhos ladrões que o seguem com a promessa de muitas riquezas no futuro feudo de Brancaleone.(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/L'armata_Brancaleone acesso em 17 abr. 2013).

Época histórica e local que originaram o filme: A baixa Idade Média, período do século X ao XV, na Europa Ocidental. Época de grandes transformações no cenário europeu. O desenvolvimento agrícola favorece o crescimento populacional, o surgimento de feiras e cidades. As cruzadas propiciam maior contato com o Oriente e estimulam o renascimento comercial e o uso de moedas. A nobreza medieval busca novas terras com as cruzadas, tentando manter seu poderio político e militar. 
A falta de hábitos de higiene das pessoas e a ausência de saneamento básico nas cidades contribuem para a proliferação da peste negra, que matou milhões de pessoas na Europa. As explicações religiosas para a peste e as guerras buscam confortar e amedrontar os fiéis, que recorriam aos dogmas católicos.  

Aspectos históricos importantes abordados pelo filme:
  • O papel da nobreza na sociedade medieval;
  • A influência do clero na vida das pessoas;
  • As guerras e conflitos sociais na Idade Média;
  • As cruzadas – a tentativa dos cristãos retomarem a Terra Santa, sob domínio muçulmano;
  • As cidades medievais, a peste negra e a morte de milhões de pessoas no século XIV. 




Filme: Cavalo de guerra
Ano: 2011
Origem: EUA
Gênero: Drama, Guerra
Sinopse:

Ted Narracot (Peter Mullan) é um camponês destemido e ex-herói de guerra. Com problemas de saúde e bebedeiras, batalha junto com a esposa Rose (Emily Watson) e o filho Albert (Jeremy Irvine) para sobreviver numa fazenda alugada, propriedade de um milionário sem escrúpulos (David Tewlis). Cansado da arrogância do senhorio, decide enfrentá-lo em um leilão e acaba comprando um cavalo inadequado para os serviços de aragem nas suas terras. O que ele não sabia era que seu filho estabeleceria com o animal um conexão jamais imaginada. Batizado de Joey pelo jovem, os dois começam seus treinamentos e desenvolvem aptidões, mas a 1ª Guerra Mundial chegou e a cavalaria britânica o leva embora, sem que Albert possa se alistar por não ter idade suficiente. Já nos campos de batalha e durante anos, Joey mostra toda a sua força e determinação, passando por diversas situações de perigo e donos diferentes, mas o destino reservava para ele um final surpreendente. (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-176676/ acesso em 28 set. 2013).

Época histórica e local que originaram o filme: Europa - Inglaterra e Alemanha - na primeira década do século XX. Em 1914, eclode a Primeira Guerra Mundial, a qual durou até 1918. França, Inglaterra e seus aliados enfrentam a Alemanha, O Império Austro-Húngaro e outros. O resultado do confronto foi a vitória da Entente liderada pelos ingleses, um saldo de cerca de 10 milhões de mortos, a devastação da Europa e a ascensão dos E.U.A como potência hegemônica Mundial.

Aspectos históricos importantes abordados pelo filme:

  • Versão histórica: O filme mostra o confronto do ponto de vista dos vitoriosos. Os alemães, de modo geral, são vistos como rudes e cruéis. O contrário dos ingleses, mostrados como corajosos e gentis. 
  • A restrição dos direitos individuais dos cidadãos - tais como a liberdade e o direito de propriedade que é violado durante o confronto.
  • A guerra de trincheiras: Túneis cavados pelos soldados, protegidos por sacos de areia e arame farpado. 
  • Novas armas de guerra: metralhadoras, aviões bombardeiros, radares, armas químicas (gás mostarda) etc.
Trailer do filme:

Filme: A matadeira
Ano: 1994
Origem: Brasil
Gênero: Curta-metragem, Drama, Ficção
Sinopse:


"A matadeira, tremenda máquina feita para a quietude das fortalezas costeiras, era o entupimento dos caminhos, um trambolho a qualquer deslocação de manobras. Era, porém, preciso assustar os sertões com o monstruoso espantalho de aço." (http://cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=P&nextAction=search&exprSearch=ID=020534&format=detailed.pft acesso em 10 fev. 2014).

Época histórica e local que originaram o filme: Nordeste do Brasil, final do século XIX e início do século XX. O país vivia o início da República. A população sertaneja do nordeste brasileiro viva uma situação miserável, sob os mandos e desmandos dos coronéis, grandes proprietários de terras que detinham o poder local. Antônio Conselheiro, um líder religioso, reúne a população sertaneja num arraial que começa a incomodar a elite latifundiária e o governo federal. 

Aspectos históricos importantes abordados pelo filme:

  • Contexto histórico, econômico e social do Nordeste brasileiro no final do século XIX e início do século XX;
  • A decadência econômica do Nordeste, dependente da monocultura de exportação;
  • A repressão do governo federal contra Canudos, enviando o exército para destruir o arraial no interior da Bahia;
  • Crítica à violência e à exclusão social no Brasil atual.
Filme:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.