16.7.13

Lembrete para as férias

"Meninos soltando pipa" Candido Portinari, 1941.
O recesso escolar de julho vai começar. A criançada já está animada para brincar, muitos já estão com os carretéis de linha preparados e as pipas ou papagaios prontos para voar...
De fato, a brincadeira de soltar pipas (ou empinar papagaios, se preferir) é bastante divertida, contudo requer alguns cuidados fundamentais para a segurança individual e do próximo.

Jamais, em hipótese alguma, utilize cerol na linha de sua pipa. Essa prática é ilegal e pode ser letal para a vida das pessoas. O cerol é uma mistura de vidro triturado e cola, que é aplicada nas linhas usadas para empinar as pipas. Com isso, o usuário de cerol espera cortar as linhas de outras pipas que estejam voando ao mesmo tempo.

Essa brincadeira é extremamente perigosa, podendo provocar cortes de membros do corpo e até a morte das vítimas do cerol.

Infelizmente, ainda é comum ouvir pelos corredores das escolas conversas de crianças e adolescentes sobre o uso do cerol e da "linha chilena", tipo de linha cuja característica é ter um poder de corte mais efetivo que o cerol.

Por isso, cabe o aviso, tome cuidado, tenha consciência. Com a vida não se brinca.

Quando for soltar pipa use linha pura, sem cerol. Divirta-se com responsabilidade, não importa qual seja sua idade. Solte pipa em locais abertos, distante das redes elétricas e postes de energia.

Se fizer isso, poderá brincar sem nenhuma preocupação.
Boa diversão!

Post relacionado:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.